Acessibilidade e inclusão na BR Consórcios
Na BR Consórcios, temos a preocupação de atender nossos clientes e profissionais portadores de deficiência, garantindo acessibilidade e conforto nos atendimentos
Segundo o Censo do IBGE (2010), 24% da população brasileira declara ter alguma deficiência. São cerca de 45,6 milhões de pessoas que carecem de produtos, serviços, oportunidades de emprego, acessibilidade e inclusão.
Na BR Consórcios, temos a preocupação de atender nossos clientes e profissionais portadores de deficiência, garantindo acessibilidade e conforto nos atendimentos.
Dentre as nossas atitudes em prol desta causa, em nossas instalações em Londrina, há rampa de acesso e banheiro para cadeirantes, piso tátil nas calçadas e painel de senha para deficientes visuais. E como novidade, estamos encomendando a impressão do código de defesa do consumidor em braille.
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Painel de senha visual -
Piso tátil nas calçadas -
Banheiro para deficientes
Além destes diferenciais para clientes, nossa preocupação se extende aos nossos funcionários. Temos como parte do nosso quadro, portadores de deficiência auditiva e de fala. Pra incluí-los nas atividades, a supervisora Kelly Reis se especializou em Libras, com a preocupação de se comunicar de maneira adequada com os colaboradores e, também, com eventuais clientes que venham necessitar deste atendimento diferenciado. Ela nos conta um pouco como foi esse processo de inclusão, “meu primeiro contato com a linguagem de sinais foi na empresa, e logo que me apresentaram o projeto de inclusão, me apaixonei pela ideia. Mergulhei no universo do deficiente surdo-mudo, fiz pesquisas, e aprendi muito com eles”. A supervisora ainda comenta, "foi muito importante a empresa abraçar esta causa, são pequenas coisas que fazem a diferença. Conseguimos traduzir a eles todos os informativos, assuntos de reuniões, ensinar novos procedimentos, além dos assuntos diários de trabalho. Nós acreditamos que ainda podemos ir além, mas os primeiros passos já foram dados".
Nos preocupamos em incentivar e facilitar a comunicação, e periodicamente, disponibilizamos imagens dos sinais de Libras para que os colaboradores aprendam mais sobre esta linguagem. O processo de inclusão é muito importante, e Victória, uma de nossas colaboradoras com deficiência auditiva, reforça o quão é essencial que a empresa se prepare para receber os deficientes, "é importante a empresa contratar deficientes, porque a sociedade conhece pouco sobre eles. É importante conhecer as diferenças existentes no mundo, e a empresa precisa estar preparada para lidar com isso. Por exemplo, quando você vai para outro país, você precisa conhecer o idioma deste lugar para se comunicar. A mesma coisa são com os surdos, você precisa aprender a língua deles para se comunicar com facilidade, trabalhar juntos, fazer novos amigos e nos ver como iguais. A satisfação acontece para as duas pessoas: o surdo e o ouvinte."

Você sabia? Deficiente físicos podem adquirir veículos 0km com descontos de até 30%.
Os portadores de necessidades especiais, intelectuais ou físicais, podem solicitar a isenção de impostos, e conseguir descontos de até 30%, na aquisição de veículos 0km. Esse benefício está previsto na lei Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, que garante o direito. Saiba como conseguir os descontos:
Quem pode:
Segundo normas do governo, tem direito a isenções dos impostos os deficientes físicos e intelectuais. Os que possuem capacidade para conduzir veículos, e possuem Carteira de Habilitação específica (onde consta as necessidades do motorista e as adaptações necessáras no veículo – documento adquirido em autoescolas especializadas) podem receber o desconto de IPI, IOF, ICMS e IPVA. Os que não possuem CNH podem indicar até três condutores, que são responsáveis pelo tranporte do paciente, e então pedir a isenção, que neste caso aplica-se somente para o IPI.
Quais veículos podem ser adquiridos:
A legislação não faz exigência de modelo, que pode ser inclusive manual, mas sim que o modelo seja fabricado no Brasil ou Mercosul, e utilize combustíveis renováveis (etanol ou flex), ou, seja híbrido ou elétrico. Há a exigência, também, que o veículo tenha quatro portas (contando a do bagageiro), e que o carro adquirido com direito ao desconto não ultrapsse o valor de R$70 mil.
Das montadoras instaladas no Brasil, nenhuma possui linha de produção de carros adaptados para os portadores de necessidades especiais, até mesmo pelas especificidades de cada deficiência x adaptação. Porém, há empresas especializadas no serviço, que que podem modificar os veículos sob medida para cada necessidade.
Veja mais sobre o assunto em: http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2015/07/23/com-paciencia-deficiente-pode-ter-25-de-desconto-no-carro-zero.htm
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